sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COMEÇANDO A RESPONDER ÀS PERGUNTAS

PERGUNTAS  REFERENTES  AO  SEU  NOVO  PERIQUITO

Para responder às perguntas sobre o seu novo periquito, precisamos primeiramente conhecer um pouco sobre esses periquitinhos tão coloridos e alegres.


PERGUNTAS  REFERENTES  AO  SEU  NOVO  PERIQUITO

·         Onde eu devo ir para adquirir um animal saudável?
·         Devo falar com alguém antes de adquirir meu novo periquito?
·         Como eu vou saber se ele está bem de saúde, na hora de adquirir?
·         O que será que os periquitos comem?
·         Eles tomam banho? Com que frequência?
·         Será que periquitos ficam doentes?
·         Que cor ou cores deverão ter meus novos periquitos?
·         Eles devem ser alojados em uma gaiola ou em um viveiro?
·         Minha pretensão é fazer uma criação?... ou apenas ter um ou dois exemplares como animais de estimação?
·         Será que periquito gosta de viver em grupo ou sozinho?
·         Vou comprar só um periquito,... um casal, ou... vários casais?
·         Será que eles procriam em cativeiro? Se sim, será que procriam muito?
·         Será que eles sabem fazer o ninho sozinhos ou eu vou precisar ajudar, ou ainda, eu fazer para eles?
·         Será que periquitos chocam seus próprios ovinhos? Ou precisarei arranjar uma chocadeira ou mãe-de-aluguel?
·         ... e assim por diante, ...as perguntas irão surgindo com o decorrer do tempo!!!


RESPONDENDO  ÀS  PERGUNTAS

As três primeiras perguntas devem ser respondidas antes de qualquer coisa:
  •       Onde eu devo ir para adquirir um animal saudável?
  •       Devo falar com alguém antes de adquirir meu novo periquito?
  •       Como eu vou saber se ele está bem de saúde, na hora de adquirir?

1.     Em primeiro lugar, levemos em consideração o seguinte: Seu novo animalzinho vai ser mais um membro de sua família. Você só deverá adquirí-lo de alguém confiável, um criador ou um comerciante (pet shop) conhecido. Tomando essa medida, a chance de ter um bichinho saudável é bem maior!!! O risco de pegar um animalzinho com “problemas” se torna bem remoto.
2.     Sendo você um iniciante no mundo dos psitacídeos, será importante conversar com alguém que conheça sobre o assunto. Essa atitude auxilia, e muito, quem deseja se tornar um “Feliz Proprietário” ou ainda melhor, um “Feliz Criador de Periquitos”!
Hoje eu sou um “Feliz Criador de Periquitos”, e ainda tenho muito a aprender sobre eles!!! Cada dia é um novo dia!!!
Embora eu já tenha, desde minha infância, criado periquitos, canários belgas e muitos outros pássaros, eu nunca havia dado muita importância às características particulares dos periquitos. Há poucos anos, quando comecei a olhar melhor para esses periquitinhos e ver a grande variedade de cores e padrões, foi que eu resolvi perguntar a um amigo, sobre a genética desses bichinhos e como conseguir reproduzir certas características. Agradeço muito a esse meu amigo (Rgc-pássaros Aves Domésticas), que na época, já sabia muito sobre os POAs (Periquitos Australianos), sua genética, suas características, seu modo de vida, suas necessidades e, as informações que ele me passou foram muito valiosas. Na verdade, foram um verdadeiro “pontapé inicial” nas minhas buscas e pesquisas.
3.     Como saber se ele está bem de saúde?
Pode parecer fácil, mas para isso você tem que conhecer um pouquinho sobre as características dos periquitos.
Existiu uma propaganda na tv que dizia: “É fácil, quando se sabe!”

A verdade é essa mesmo!  - “É fácil, quando se sabe!”

continua ...

2 comentários:

  1. ola eu tenho tres piriquitos e dois deles estao brigando nao sei ainda qual e macho e qual e femea e ele estao em uma gaiola pequena e tem um ninho e um deles que fica brigando fica la e se os otros querem entrar ele fica bravo oque eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. quando meus periquitos estão brigando eu separo eles boto um em uma gaiola e outro em outra gaiola sempre da certo para identificar quem é macho e quem é Feema é só olhar o nariz se tiver um nariz azul ou pintado é macho se o nariz for da cor do bico ou um pouco mais escuro que o bico e Feema

    ResponderExcluir