quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UM RESUMO DA HISTÓRIA DO PERIQUITO AUSTRALIANO

Olá,
Se você gosta de historinhas, aqui vai uma:
Há uns duzentos anos atrás, um nobre inglês, em suas andanças pelo mundo, em particular, pela Austrália, encontrou muitos tipos de aves grandes e pequenas de rara beleza.
Claro que ele não iria deixar de querer levar de todas para sua terra!!! Foi o que ele fez!!!
Vários pássaros e psitacídeos (periquitos e outros de bico curvo) foram capturados e levados à Inglaterra (Gran Bretanha), entre eles um em especial que acabou ganhando o nome desse nobre. Gould (não é GOLD = ouro) era o sobrenome do nobre descobridor inglês e esse pequeno pássaro que tem as cores do arco íris ficou sendo chamado "Diamante de Gould".
Como eu já havia dito, ele levou também psitacídeos australianos, entre os quais estavam as Calopsitas, os Periquitos e as Cacatuas.
Esses periquitos recebem o nome oficial de Periquito Ondulado, pois as penas de seu dorso lembram pequenas ondas, pelo seu desenho.
Uma coisa interessante é que só existiam os periquitinhos verdes
Os azuis, amarelos, cinzas, brancos, canelas, etc... não existiam!!!

Aí é que surge a pergunta: ... e então, como é que apareceram esses outros coloridos, tantas cores diferentes???

A resposta parece óbvia. Só podia ser pela mão do homem! Claro que não foi com um pincelzinho pintando as peninhas dos periquitos. 
Foi através de cruzamentos sucessivos entre os exemplares levados para a Europa e entre seus descendentes, algumas vezes por cruzamentos até consanguíneos (entre parentes muito próximos), que foram surgindo características que não eram aparentes nos exemplares anteriores. Essas características, em genética, são chamadas de caracteres recessivos.

Segue...

Um comentário: