quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

MUTAÇÕES DOMINANTES & O PERIQUITO VERDE


MUTAÇÕES DOMINANTES AUTOSSÔMICAS
Em verdade, devemos chamar as Mutações Dominantes de “Mutações Dominantes Autossômicas”, pois elas são determinadas por genes localizados nos autossomos, ou seja, nos cromossomos não-sexuais.
As mutações que ocorrem nos cromossomos sexuais são as “Mutações ou Variedades Ligadas ao Sexo” (Sex-Linked), as quais abordaremos detidamente em postagens futuras.
Lembremos que a  característica dominante só precisa de um gene para se manisfestar, enquanto que a característica recessiva precisa de dois genes (um par) para poder aparecer.  
Uma ave que tem o gene dominante em apenas um dos cromossomos do par (Heterozigoto), será colorida como se tivesse o gene em ambos os cromossomos iguais(Homozigoto). Não há diferença entre uma ave que tem apenas um gene dominante e outra ave que tem o par de genes dominantes.

GENÓTIPO
FENÓTIPO
Par de Genes
Geneticamente (o Indivíduo será)
Cor
 (Homozigoto)  AA
Verde Puro
VERDE
 (Heterozigoto)  Aa
Verde (portador de Azul) = Verde /Azul

As Mutações Dominantes (Autossômicas) são as seguintes:
  • VERDE (todas as formas)
  • CINZA
  • * FACE AMARELA (só na Série Azul)
  • * SPANGLE (CINTILANTE)
  • * VIOLETA
  • ARLEQUIM AUSTRALIANO
  • ARLEQUIM HOLANDÊS
  • CRISTA (Coroa, Poupa)
  • CORPOS CLAROS EASLEY
  • RÊMIGES CLARAS
  • ANTRACITE


O PERIQUITO VERDE (todas as formas)
A primeira cor dominante a ser apresentada, logicamente, só poderia ser a Cor VERDE, exatamente por ser o Verde Claro, a cor do Periquito Ondulado Original. Essa cor é também chamada de variedade Normal.
Como já dissemos no 3º artigo, o corpo do Periquito Ondulado original é de um verde vivo, cor de grama.
A cor verde (foto) é dominante sobre todas as outras cores que surgiram depois. Isso quer dizer que se você cruza um periquito verde puro com um amarelo, ou com um azul, ou com um outro periquito de qualquer outra cor, a sua descendência toda deverá nascer verde como o seu pai verde (ou sua mãe verde).
O adulto Verde,  macho ou fêmea, tem sua cabeça (fronte e máscara) amarelo vivo, tendo na máscara (babador), seis manchas pretas, os spots, formando um colar, e acima do último spot, de cada lado, uma mancha violeta vivo.
A parte detrás da cabeça e o dorso são amarelos com linhas pretas onduladas, o que lhe dá o nome de “Periquito Ondulado”. 
Suas asas tem as mesmas cores, sendo a cor negra predominante.
As penas maiores das asas (rêmiges, ou penas de vôo) e as da cauda serão azuis escuras.
Seus pés são de um azul pálido e seu bico é marfim.
A cor do periquito verde pode variar de tonalidade, podendo ser o Verde Claro (a cor original), Verde Escuro (ou Verde Jade) e Verde Oliva (bem mais escuro). Essas variações são devido ao chamado Fator de Escurecimento (Dark Factor), que será tratado oportunamente, quando falarmos das “Mutações de Dominância Parcial ou Codominantes”.




Flavio G. Spina é Biomédico, Professor, Criador de Pássaros Exóticos e Psitacídeos Australianos. Desde o início do século 21 desenvolve estudos e pesquisas sobre a Genética das Cores dos Periquitos Australianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário