sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O PERIQUITO CINZA


O FATOR CINZA  (ou FATOR CINZENTO)

Existe uma certa controvérsia com referência ao surgimento desta mutação no mundo. De acordo com alguns autores, os primeiros periquitos verdes cinzentos apareceram na Bélgica em 1872. De acordo com outros autores, o fenótipo cinzento, teria sido observado pela primeira vez em um criadouro Australiano, sendo então denominado “Cinzento Australiano”.
O fator cinza atua sobre todas as variedades (mutações), distinguindo-se no verde e no azul. A cor cinza propriamente dita, surge apenas nas aves azuis sendo o periquito Azul Cinzento ou Azul Cinza chamado apenas de Cinzento ou Cinza. O periquito Verde é conhecido como Verde Cinzento ou Verde Cinza ou ainda Verde Acinzentado.
Trata-se de uma Mutação Dominante Autossômica em relação ao gene alelo do tipo selvagem (verde). Para que um periquito exiba esta cor, basta que herde uma cópia do gene de um dos progenitores.
Ainda que a ave herde as duas cópias (do gene), uma cópia de cada progenitor, não se verifica qualquer acentuação ou fortalecimento do fenótipo. Um periquito heterozigótico é visualmente idêntico a um periquito homozigótico.
Neste ponto devemos nos recordar que:
·                       - Numa mutação dominante, não existem aves portadoras, ou ele é, ou ele não é de determinada variedade.
·                      - Entre os progenitores de um periquito cinzento, pelo menos um deles também é cinzento.
As manchas da face (da lateral da máscara)  são  cinzentas prateadas ao invés do violeta das outras variedades. As penas compridas da cauda e das asas ao invés de azuis escuras são pretas. Esses pontos, aqui destacados, são de suma importância quando queremos diferenciar um Periquito Cinza de um Periquito Malva (como veremos no artigo sobre o Fator Escuro).
O fator cinzento, conjugado com o fator escuro, produz três tipos diferentes de Verde Cinzento e outros  três  de  Cinzento.
O fator escuro é dominante e exibe duas tonalidades, há “cinzentos de fator escuro simples” e “cinzentos de fator escuro duplo”, sendo este último, de tonalidade mais escura que os cinzentos de fator escuro simples, como seria de se esperar.




Flavio G. Spina é Biomédico, Professor, Criador de Pássaros Exóticos e Psitacídeos Australianos. Desde o início do século 21 desenvolve estudos e pesquisas sobre a Genética das Cores dos Periquitos Australianos.

5 comentários:

  1. Tenho duvida como se consegue um periquito verde cinza, como deve ser o casal matriz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MEU CASAL DEU ESSA COR ELE ERA DESSA COR
      MACHO:FACE AMARELA TIPO 3
      FEMEA: VIOLETA PORTADORA DE ASAS CINSA

      Excluir
    2. Verde cinza... O casal pode ser um verde escuro + um cinza

      Excluir
  2. Tenho duvida como se consegue um periquito verde cinza, como deve ser o casal matriz?

    ResponderExcluir
  3. Estou com alguns mutações e queria conseguir tira o cinza alguém poderia mim chama no whatsapp e mim da da dicas 83998465516

    ResponderExcluir